domingo, fevereiro 17, 2008

Barca d'Alva - La Fregeneda

Apesar dos morcegos, ao contrário de que muita gente pensa, não hibernarem, parece que nós andamos hibernados nesta nossa rotina que nos vai consumindo todo o tempo. Apesar disso, não queriamos deixar passar a oportunidade de "a título" de parabéns, presentear a nossa amiga Tanya com um post no dia do trigésimo aniversário.


Este já andava na fornalha à uns meses, desde Maio de 2007, altura em que quatro aventureiros amigos concretizaram mais uma jornada épica, Barca d'Alva - La Fregeneda.





Conforme escrito na placa, não tentêm isto em casa, o caminho não está nas melhores condições e com um bocadinho de azar as coisas podem correr mal. Entre 20 túneis, 13 pontes e cerca de 17 km de linha férrea, desactivada desde 1985, tudo pode acontecer. O passeio de perto de seis horas (dependendo das vertigens e grau de confiança dos caminhantes) é absolutamente expectacular. O enquadramento arrebatador e a presença dos morcegos nas grutas tornaram esta experiência inigualável.







Foi uma passeio de emoções. Cada vez que terminavamos uma ponte a cair aos bocados, esperava-nos um túnel escuro sem fim à vista (o último tinha 1 km de escuro e montes de guano!).




Mas conseguimos superar os obstáculos e soubemos ter (algum...) bom-senso ao não atravessar uma ponte que não tinha mesmo bom ar.




No final deste passeio, estavamos tão rendidos à paisagem, à vegetação, às dobras e fendas nas rochas, que passamos a noite a pensar em formas de sobrevivermos em freixo de espada-à-cinta. Já tinhamos pensado num negócio, na casa (iamos ser viznhos), no número de filhos que iamos ter (iam ser muitos, sujos, ranhosos e despenteiados e iam andar na mesma escola). Estava tudo pensado. No entanto, estranhamente, no dia a seguir rimo-nos com estes planos e regressamos a casa já sem planos para viver no Freixo mas com vontade de regressar.




Bora amigos? Quando voltarem de NYC, vamos terminar a linha que nos falta fazer, compramos umas casinhas bem velhinhas, arranjamos um rebanho de qualquer coisa para levar a pastar e certamente que seremos... felizes para Sempre!


Ou então fazemos outra coisa qualquer desde que juntos e a dar boas gargalhadas. Parabéns Tanya! Um abraço Mário!


Rui e Mafas