segunda-feira, outubro 02, 2006

No princípio era...

O melhor é começar por aqui!
Alguém ainda se lembra disto?

Foi aqui que tudo começou, a T04! Projectada por Conceição Silva nos anos 60 a torre fazia parte de um complexo conjunto turístico para Tróia. Com o 25 de Abril de 74 o projecto parou e a torre foi abondonada ainda por concluir. Durante mais de quarenta anos foi um dos ícons da paisagem da península. De certa forma, acredito que a torre era mais do que uma simples ruína, era uma peça escultórica colossal, carregada de dramatismo nas suas rígidas formas geométricas. A 4 anos do seu abrupto final, fui convidado para dar apoio aos trabalhos que estavam a decorrer no local, nomeadamente na monitorização da população de morcegos que entretanto ocuparam a torre. Esta foi a primeira vez que vi a "Eng." Mafas, foi aqui que trocámos as primeiras impressões.

A 8 de Setembro de 2005 colapsou para o seu final. O "espéctaculo", que foi tão dramático como mediático durou escassos segundos. Em segundos foram reduzidos a pó 40 anos de história. Foram tantas as emoções. Subimos aquelas longas escadas dezenas de vezes, caminhamos por todos aqueles corredores, quartos, salas. Recordo a torre com saudade, não era apenas uma ruína, era bem mais do que isso. Consigo ainda ouvir os andorinhões a esvoaçarem pelo átrio principal em voos acrobáticos, consigo ouvir os morcegos com os seus "gritos" agudos, consigo ver a imensa vastidão da paisagem em seu redor. Recorrendo a palavras de um professor (arq. José Luís), o edificio só desaparece quando morrer a última pessoa que se lembrar dele!
RP

1 comentário:

Anónimo disse...

só hoje vi esta cena ó malandro!
inépcia minha: um email teu esquecido há algum tempo. Já agora uma precisão: o drama da torralta começa em 73: com a (1.ª) crise energética. Até lá vivia da espectativa de dois loucos (o adjectivo é do falecido rolando sá nogueira): um, Agostinho da Silva, acreditava num pais que ainda não existia; o outro, Francisco Conceição Silva, projectava-o (BEM!!!). Essa coisa da culpa ser do 25 de Abril... é um mito urbano para distraidos. E serve para tudo: O bolo queimou... foi o 25 abril; não há dinheiro... foi o 25 de abril... look deeper!!!! um abraço, miguel.