segunda-feira, outubro 30, 2006

Polónia | Parte 4 | Cracóvia e Wieliczka

Alguém se sente de férias?

Ponto de situação: tinhamos acabado de subir o Gerlach e, além das recordações dessa ascensão, tinhamos dores infernais em todos os músculos das pernas. Objectivo: ir até Cracóvia de carrinho sem nos chateramos muito e descansar até ao final da viagem (em Cracóvia iriamos apanhar o avião de regresso a Lisboa). O que acabamos por fazer? Nada, mas absolutamente nada daquilo que tinhamos pensado...

Ora bem – vinhamos nós de carro a caminho de Cracóvia, invadidos pela nostalgia de deixar Zakopane, e achámos que ir visitar as minas de sal de Wieliczka era um programa simpático. E até era se considerarmos que vimos uma série de galerias das mais de 2000 existentes e várias capelas subterrâneas e 1 lindíssima catedral onde até o chão e candelabros eram feitos de sal. O problema é que há um elevador mas funciona apenas num sentido... por isso descemos 135m de profundidade talhada num infinito número de degraus e em cada um meus amigos...doiam todos os músculos das pernas (até aqueles que nós desconheciamos que tinhamos). Lá se foi o descanso planeado e desejado. Mas não nos arrependemos. Foi realmente uma visita inesquecivel. Já de caminho a Cracóvia acreditámos que era desta! Iriamos finalmente descansar! Mas não foi possivel.

Cracóvia é uma cidade cheia de pequenas preciosidades, desde igrejas lindíssimas, esplandas acolhedores e lojas de gelados que nos fizeram percorrer mais uns quantos quilómetros a pé por terras polacas. E ainda bem. Porque todas as experiências que passámos fizeram da Polónia o que nós não desconfiávamos de início... um destino de sonho.


MC

P.S. Para os mais interessados podem obter informações das minas de sal “Wieliczka” em http://www.kopalnia.pl/ (património mundial)

Sem comentários: