sábado, outubro 14, 2006

Polónia | Parte 1 | Gdańsk

Vai um Lody Truskawka!?!

Para quem não ia ter férias, estes dias na Polónia vieram mesmo a calhar. Quando a Mafas me falou na possibilidade de viajarmos à Polónia no âmbinto de um congresso internacional não soube o que pensar. Na verdade nunca tinha encarado a hipótese de visitar a Polónia, aliás, se me pedissem uma lista de destinos de sonho a visitar, a Polónia estaria longe de figurar em tamanha lista. Mas lá fomos!

Como já vem sendo habitual nas nossas saídas, estes dias estiveram longe de ser um descanso, em apenas 7 dias percorremos a Polónia do extremo Norte ao Sul, demos um mergulho no Báltico e escalámos a montanha mais alta da coordilheira Tatra, com tempo ainda de dar um pulinho à Eslováquia. Aviso: não tentem isto em casa!

Gdansk foi um despertar para uma realidade em tudo diferente do que já tinhamos experimentado anteriormente: um porto costeiro muito acolhedor ainda que marcado por sinais evidentes da II Guerra Mundial. Quer na arquitectura dos edificios quer nos sorrisos (ausentes...) dos polacos. Ainda assim, exeptuando a pousada da juventude (medo...muito medo...), é um sitio que guardamos na caixinha das boas recordações.
Para os mais curiosos, isto é um Truskawka!... fica por descobrir o que é um lody!
RP+MC

1 comentário:

Anónimo disse...

eu sei o que é um lody...