sábado, setembro 27, 2008

Dia 10 – New York City | East Village & Lower East Village

Era o primeiro dia que íamos a Manhattan e achámos que nada melhor que chegar de barco. Apanhámos boleia com a Tanya e fomos embarcar a Atlantic Highlands, que fica a caminho de Sandy Hook onde a Tanya trabalha. Foi muito bom! Passamos ao largo de Sandy Hook, Staten Island, a este da Estátua de Liberdade e de Ellis Island e por debaixo das Brooklyn and Manhattan bridges, o que nos proporcionou uma vista de perto das NYC waterfalls (http://nyfalls.com/nycwaterfalls.html).






Desembarcamos no Pier 35 e seguimos directos para um dos locais obrigatórios da cidade: the Empire State Building (http://www.esbnyc.com/index2.cfm). A vista do 102º piso do mais alto arranha-céus de NYC (depois da quedas das torres do WTC) obriga a alguns minutos de silêncio. É impressionante a densidade de arranha-céus, a luz que reflectem, os táxis amarelos, o tamanho ínfimo das centenas de pessoas que circulam a passo acelerado pelas ruas numa manhã de 2ª feira.

Vista para Sul

Vista para Oeste (Hudson River e New Jersey)
Para Norte (Central Park)

Para Este (Brooklyn)

Para baixo

Como compramos o City Pass tivemos direito ao audio tour e ficamos fascinados com as explicações que tivemos acerca da dinâmica da cidade. Algo como: em Chinatown, área na qual o número de indianos tem aumentado significativamente, era à algumas décadas atrás, o local onde se situava a maior comunidade de italianos. Que algumas igrejas passaram a sinagogas, e vice-versa, por causa da rotatividade dos diferentes grupos, religiões, etnias, …que o Harlem, está numa fase de requalificação e, provavelmente, ainda será uma das zonas de luxo da cidade. E foi durante estas explicações, em que interiorizamos que Manhattan é feita por pequenos pedaços de terra e gente de todo o mundo, que nos sentimo de alguma forma “estranhamente em casa”.

A conclusão foi que audio tour valeu mesmo a pena. E ainda tivemos direito a algumas informações à revista cor-de-rosa, como o local onde foi assassinado o John Lennon, quanto custa actualmente o andar onde ele viveu e em que passadeira foi atropelado William Churchill. Subir ao Empire foi inesquecível e o facto de ter caído um relâmpago na torre enquanto lá estávamos também ajudou a tornar esta visita memorável. A vista lá de cima ajudou-nos ainda a definir os planos para a semana que se seguia. Hoje ia-mos para East Village.

Como a caminho do nosso objectivo tudo nos prendia a atenção e desviamos ligeiramente a rota para ir ver o Flatiron Building - conhecido como o edifício triangular. Depois de ficarmos algum tempo a enganar esquilos no Madison Square Park, fomos almoçar em Union Square onde estava uma feira de rua com vegetais e ervas aromáticas produzidos nas redondezas de NYC. Almoçamos no The Whole Food Market e sentimo-nos uns verdadeiros locals.


Flatiron Building




East village não foi a área de NY que mais gostamos mas, como foi o primeiro sitio que visitámos, andávamos a achar tudo fantástico. Principalmente quando vimos a primeira igreja convertida em sinagoga com a chegada dos judeus a esta zona. Na Orchard Street vimos a gravação de um episódio da séria “Sem Rasto” e a Mafas ficou duplamente contente: por ninguém ter morrido “à séria” e porque viu o actor principal! Também gostamos do edifício do New Museum of Contemporary Art e da loja onde existem 28 variedades de arroz e, para podermos tirar umas fotos, a Mafas teve de ir falar com o gerente da loja em indianóinglês mais a ajuda de linguagem gestual. Mas acabou tudo em bem!


Beth Hamedrash Hagodol Synagogue

Filmagem "Sem Rasto"

New Museum of Contemporary Art

De regresso a Sandy Hook, fomos com a Tanya conhecer o laboratório dela e a área envolvente do escritório. Sandy Hook, que até à algumas décadas atrás era uma base militar, e andamos a ver os vestígios desse período. O sítio é fantástico e tem muitas semelhanças com Tróia. E foi impossível não pensar, com saudade…, na altura em nós os 3 éramos uma equipa e fazíamos levantamentos de praia às 06h30m da manhã com um sorriso de lado a lado. De regresso a casa, fomos ver a vista sobre a baía de NY.


MC, RP

2 comentários:

Anónimo disse...

Interesting photo series!

Anastácio Soberbo disse...

Olá, gosto do Blogue.
É bonito e bem feito.
Viva N Y já lá morei.
Um abraço de;
Soberbo