quinta-feira, outubro 02, 2008

Dia 13 – Metropolitan & MoMa

Dedicamos o dia a dois dos principais museus de nova iorque – o Metropolitan Museum of Art (http://www.metmuseum.org/) & o MoMa – Museum of Modern Art (http://www.moma.org/).
Fomos de metro até Upper West Side e atravessámos o Central Park. Antes de entrarmos no Met, provámos uma pretzel. Que maravilha. Fãs para a vida.

O Met impressiona pela dimensão e quantidade de obras de arte - mais de 2 milhões. No ticket office disseram-nos que para o ver na integra iríamos demorar 3 semanas! Um dos ícones do museu é a colecção egípcia - a maior do mundo fora do Cairo.

Ainda que esmagados pela dimensão do museu, esta visita reforçou algo que já sentimos quando fomos ao Louvre - não gostamos de museus grandes. Ter várias obras em disposição de mosaico numa única parede, impede-nos de as ver atentamente. É demasiada informação. Acabámos por achar bem mais simpática as exposições temporárias Super Heroes – Fashion and Fantasy, onde estilistas conhecidos vestiram não menos conhecidos super-heróis e, a nossa preferida, Jeef Koons on the Roof onde haviam três instalações na cobertura que tem uma vista fantástica para o Central Park.



Fomos almoçar brownies e cookies ao MoMa, onde revisitamos alguns clássicos da nossa infância – antigas TVs, ventoinhas, torradeiras, cadeiras - e vimos obras de referências na área do design, alguns projectos de arquitectura contemporânea e obras do Andy Wharlow. Um dos espaço mais simpáticos é o jardim onde existem algumas instalações em bronze e onde costuma haver concertos de jazz ao fim do dia.

O dia passou a correr e, para chegarmos a tempo de apanhar o comboio para irmos jantar ao Norb (Thank you Norb for the delicious American barbecue!), fomos andar de táxi. E, obviamente, fomos enganados. Mas achámos (pelo menos eu achei….o Rui ainda não está convencido) de que valeu a pena. Faz parte da experiência em NY!

MC

Sem comentários: